Sou aluno da UEM e quero participar do PIBITI, o que devo saber?


1. Qual a diferença entre PIBITI e PIBIC?

A dinâmica e procedimentos do PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) são exatamente iguais aos do PIBIC. A diferença está no conteúdo do projeto de pesquisa. Enquanto no PIBIC se busca gerar conhecimento novo a partir de descobertas, no PIBITI se utiliza desse conhecimento prévio de pesquisa para desenvolver (criar, inventar) um produto, processo ou serviço novo (ou melhorado) para o mercado.

O PIBITI tem por objetivo estimular os alunos do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Portanto, o conteúdo doPIBITI deverá envolver atividade de desenvolvimento voltada à produção de um novo produto, ao aprimoramento de um produto que já é comercializado, como também, à criação ou aprimoramento de um processo produtivo, como por exemplo, a realização de um mesmo processo utilizando-se de menos recursos, permitindo assim ganhos de eficiência em processos.


2. Quem pode participar do PIBITI?

Poderá participar do PIBITI o aluno da UEM que estiver regulamente matriculado e cursando a graduação, desde que seja selecionado e indicado pelo orientador.

Além disso, para participar do PIBITI o acadêmico deverá possuir Currículo Lattes atualizado junto ao CNPq e não poderá possuir grau de parentesco até o terceiro grau com o orientador, estar inadimplente ou impedido de participar do PIBITI ou do PIBIC, ou possuir mais do que 3 (três) reprovações no ano letivo anterior.

 

3. Como faço para ter um Currículo Lattes?

Acesse o site da Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br),clique em “Cadastrar novo currículo” e siga os procedimentos solicitados.

 

4. Posso ter alguma disciplina sendo cursada em regime de dependência?

É possível sim que alunos com dependência participem do PIBITI, desde que não exceda 3 (três) reprovações no ano letivo anterior, porém ressaltamos a importância do aluno ter boas notas e cumprir com suas atividades acadêmicas para ter um bom resultado na pesquisa. Cabe a você, orientador, a escolha do aluno.

 

5. Como faço para me inscrever no processo de seleção do PIBITI?

Para se inscrever no processo de seleção, o primeiro passo é procurar um professor da UEM que preencha os requisitos exigidos pelo regulamento e que possa orientá-lo. Após esse primeiro contato vocês irão elaborar um projeto de pesquisa a ser desenvolvido por você, sob a orientação do professor, e o mesmo submeterá, via SGP e nos prazos estabelecidos previamente em edital, sua inscrição no processo de seleção, para concorrer a uma bolsa PIBITI.


6. O que é o SGP?

SGP é a abreviatura de “Sistema de Gestão de Projetos”. É o sistema onde todos os projetos institucionais da UEM estão cadastrados, sejam eles PIBITI, PIBIC, PIC ou projeto de pesquisa institucional. O mesmo pode ser acessado no link http://www.sgp.uem.br:8080/sgpex/.

 

7. Como aluno, posso me inscrever diretamente?

Não é permitido que o aluno se inscreva diretamente no PIBITI, sendo a inscrição de incumbência do professor orientador.

 

8. Como faço para achar um orientador?

Você poderá pedir para o Coordenador do seu curso de graduação indicar alguns nomes de professores, ou falar diretamente com professores em sala de aula.

 

9. Qualquer professor pode ser orientador PIBITI? Quais são os requisitos?

Não, o professor deverá ser docente efetivo da UEM, possuir titulação de doutor e regime de trabalho não inferior à 40 horas. Além disso, deverá participar de projeto de pesquisa ou de extensão tecnológica institucional,  possuir Currículo Lattes atualizado junto ao CNPq, não estar enquadrado no Plano Anual de Capacitação Docente (PACD), excetuando-se o caso de pesquisador afastado para pós-doutorado, licença sabática ou licença capacitação, e estar nem inadimplente ou impedido de participar dos Programas Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Iniciação Científica, Pesquisa Docente e Pós-Graduação.


10. Quero fazer uma pesquisa sobre um determinado tema, mas o edital diz que o projeto deve ser do professor. Como devo fazer?

O autor do projeto deverá ser o professor orientador. Procure um professor que atue na linha de pesquisa do tema de seu interesse, converse com ele sobre e analisem a possibilidade de ser realizado. Mas essa decisão compete somente ao professor orientador.

 

11. Como fico sabendo a linha de pesquisa de um determinado professor?

Acesse o site da Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/), clique em “Buscar currículo”, procure pelo nome do professor que deseja e no menu à direita clique em “Diretório de grupos de pesquisa” e veja em qual área o professor atua. Outra fonte de pesquisa é o site do departamento onde o professor está lotado. Você pode, ainda, conversar pessoalmente com ele.


12. Posso ter um orientador que nunca foi meu professor ou que esteja lotado em outro departamento diferente do meu curso?

Sim, desde que ele cumpra com os requisitos mínimos exigidos para o orientador.

 

13. Eu trabalho ou faço estágio remunerado. É possível participar do PIBITI?

O bolsista não pode exercer qualquer atividade remunerada com vínculo empregatício, excetuando-se o estágio, se o projeto vier a ser contemplado com bolsa CNPq ou da UEM.

 

14. Estou cursando o último ano da graduação e gostaria de participar do PIBITI. É possível?

Sim, porém o orientador deverá solicitar, formalmente à Divisão de Propriedade Intelectual (PTL), via SGP, sua substituição por outro acadêmico, com antecedência mínima de sessenta dias do término do seu vínculo com a Instituição (colação de grau).

 

15. Não quero receber bolsa, quero ser voluntário, como faço?

A UEM ainda não conta com um Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação sem bolsa, nos moldes do PIC, para o caso do PIBIC. Dessa forma, se este for seu desejo, consulte o regulamento do PIC no site da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (www.ppg.uem.br).


16. Quantas bolsas têm para o meu curso?

O PIBITI da UEM não tem número de bolsas estipuladas por curso ou área.

 

17. Qual a diferença entre as bolsas fornecidas pelo CNPq, Fundação Araucária e da UEM?

As bolsas do PIBITI são concedidas anualmente pelo CNPq e pela Fundação Araucária (FA) para algumas Instituições do País e do Paraná, no caso da FA. Em contrapartida, a UEM oferece um número de bolsas, provenientes de recursos internos. Assim, temos três fontes pagadoras do mesmo programa: bolsistas CNPq, UEM e Fundação Araucária. Não há nenhuma distinção entre os bolsistas, independente da fonte pagadora.

 

18. Sou aluno estrangeiro. Posso me candidatar a uma bolsa?

Sim. Porém você deverá ter um número de CPF e cumprir com as demais exigências do regulamento.

 

19. A participação no PIBITI pode ser contabilizada como Atividade Acadêmica Complementar (AAC)? Quais os outros benefícios?

Sim, as horas dedicadas ao PIBITI poderão ser utilizadas como AAC. Para mais informações, procure o coordenador do seu curso. Além disso, os alunos participantes do programa têm direito ao certificado de participação e descontos no Instituto de Línguas da UEM (ILG). Para mais informações, acesse o site do ILG, disponível em http://www.ilg.uem.br.

 

20. Qual a vigência do PIBITI?

O Programa tem vigência de 12 meses, iniciando-se sempre no mês de setembro de um ano e se encerrando em agosto do ano seguinte.

Alunos que ingressam no Programa no decorrer de sua vigência terão a mesma data de término daqueles que estão desde o começo. Por exemplo, se um aluno entrou em substituição a outro no mês de janeiro, ainda assim o encerramento do PIBITI será em julho, recebendo o certificado de participação referente ao período em que participou e ficando responsável pela apresentação no EAITI.

 

21.   Posso participar do processo de seleção do PIBITI e do PIBIC no mesmo ano?

Não. Só é possível um cadastro por CPF.

 

22. Onde acompanho as normas que regem o PIBITI?

As normas se encontram em dois documentos complementares: o Regulamento e o Edital do Processo de Seleção. Ambos podem ser acessados na página do Núcleo de Inovação Tecnológica da UEM (http://www.nit.uem.br/index.php/pibiti), nos seus respectivos links, localizadas do lado esquerdo da página.

Joomla templates by Joomlashine